NOVIDADES100 Imagens e Paisagens

Imagens & Paisagens

Imagens & Paisagens

Mata da Caatinga do Nordeste Brasileiro

A vegetação que cobre toda a região do Nordeste do Brasil é denominada de caatinga. É um bioma totalmente brasileiro, ou seja. não pode ser encontrado em nenhum lugar no planeta.
A palavra caatinga (do Tupi), vem da junção de caa (mata) + tinga (branca), que significa mata branca, isto devido ao seu aspecto esbranquiçado.

Flora

Embora a região a que pertence esse bioma seja muito árida, encontra-se todavia belas imagens de sua vegetação exótica. São árvores com características atípicas. Algumas ficam completamente secas e desfolhadas no inverno/primavera (*que corresponde ao período seco na região), porém voltam a florescer nas primeiras chuvas do verão (época em que começa o período chuvoso).
*Esse período (seco/chuvoso) sofre algumas alterações devido à extensão geográfrica da região.

Outro belo exemplar é a árvore denominada de juazeiro. Este permanece sempre muito frondoso, tanto na época de seca quanto na de inverno, fornecendo uma bela sombra aos animais que sofrem no sol escaldante do meio-dia nordestino.

Fauna

A fauna nordestina como deveria de ser, devido ao clima seco, é bem limitada. De acordo com os poucos estudos sobre fauna da região, registra-se aproximadamente 1.000 espécimes de animais vertebrados entre répteis, aves e mamíferos. Quantos aos invertebrados são numerosos e rico em diversidades, porém, devido a pouca preocupação da ciência em catalogá-los, não se têm muito conhecimento a respeitos de suas espécimes. O que atrai exploradores e ecologistas são suas peculiaridades. São insetos de todos os tamanhos e cores, cada um com uma característica diferente, quase como se estivessem em plena evolução genética.

Imagens e Paisagens